Hoje acabei de ler um livro deveras interessante: o Equador. Desde já recomendo-o a todas as pessoas que gostam de ler bons livros e que têm particular interesse pela história de Portugal. A narrativa faz-se em torno do trabalho escravo existente nas colónias portuguesas em pleno século XX, embora esta prática, já na altura, ser proibida por lei.
As 526 páginas que constituem a obra contam-nos a vida de Luís Bernardo Valença, uma personagem de 31 anos, solteiro, culto, inteligente e eloquente, pertencente à sociedade cosmopolita de Lisboa e conhecido tanto pelas suas aventuras amorosas como pelos seus ideais de colonialismo moderno de cariz mercantil. Este é convidado pelo Rei D. Carlos a exercer o cargo de Governador-geral de S. Tomé e Príncipe, sendo que esta nomeação tinha como fim convencer o cônsul britânico local de que "a prosperidade vivida por aquela colónia não tinha assento em trabalho escravo, mas antes em mão-de-obra vinda de Angola e devidamente tratada nas roças de São Tomé".
Muito bem escrito e com um belo argumento, é um livro que eu aconselho vivamente a ler antes que a série baseada neste romance seja transmitida.
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Um dos meus livros de Verão
13:12 | 1 Comentário
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Livro 5*, pode ser que um dia o acabe de ler, lol... vamos la ver se nao me engano neste coment e carrego em delete (como alguem fez questao de gozar) =) jokas**
Comentar: