SOME DAYS ARE BIGGER THAN OTHERS

Volto em breve...
















sábado, 28 de março de 2009

Iluminados pelo gesto

Espelhos ajustados, cinto de segurança posto, chave na ignição, chave rodada, motor a trabalhar, colocar a primeira e seguir viagem. Porque é que hoje seria interessante andar por Lisboa? Ora bem, não sei se ouviram falar da Hora do Planeta, mas esta é uma iniciativa que tem por fim consciencializar todos os seres humanos para o problema do aquecimento global. Deste modo, surgiu o gesto simbólico de desligar as luzes durante uma hora - a hora do planeta - como forma de demonstrar que se pode fazer muito mais pelo mundo. Dir-me-ão que isso não trará grandes resultados ou que é uma pura perda de tempo. Não tentarei dissuadir as mentes mais críticas, mas alertarei para os pequenos gestos que podem fazer a diferença (mesmo quando esta diferença parece ser redutora). Eu sei que uma iniciativa destas deveria ocorrer com maior frequência e não apenas uma vez por ano. Porém, a implacável resistência de uma esmagadora maioria da população a estas causas limita qualquer acção. Continuemos...

A Hora do Planeta 2009 é um apelo global de acção a todos os cidadãos, todas as empresas e todos os Governos. Um apelo para marcar presença, assumir responsabilidade e envolver-se num esforço conjunto para um futuro sustentável.
(in www.earthhour.org)

É por esta razão que a Coca-Cola, a Nokia ou o Ikea vão participar neste momento simbólico. São empresas que compreendem a necessidade de serem responsáveis num mundo frágil e que se adivinha pouco sustentável. Esta tendência "verde", mais do que uma moda, vai revelar-se uma obrigação, não só porque todos os públicos das organizações assim o exigem, mas ainda porque o planeta não consegue subsistir com as práticas irresponsáveis da sociedade.

Portanto, em Portugal assistir-se-á, entre as 20h30 e as 21h30, a este gesto simbólico. Mas... porque é que seria interessante explorar Lisboa? Durante este período, o Cristo-Rei, a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Castelo de São Jorge, os Paços do Concelho e o Museu da Electricidade vão ficar iluminados, exclusivamente, pela luz das estrelas. Por ser uma imagem atípica da cidade e pela falta de luz aliciar o mistério, é que eu desafio todas as pessoas a contemplarem este momento com alguém especial. Aposto que será bastante interessante. Não?

Já agora, aqui fica um anúncio publicitário que demonstra, de um modo simples e engraçado, o efeito do aquecimento global nos ursos do Árctico. Enjoy!

Unknown disse...

Ai, ui, que eu sou muito ecológica e preocupo-me com o ambiente e poupo energia e adiro a estas coisas. E, para complementar, sugiro a todos um passeiozinho pela metrópole só para estourar uns litros de combustível. :P

Ainda bem que o Porto não é uma das (poucas) cidades portuguesas que aderiram a esta iniciativa. É que os suecos, habituados ao que se passa lá por cima, na terra deles, teriam vantagem se o jogo fosse disputado às escuras.



Serendipity disse...

Na na!Eu já pensei nisso. Eu sugiro que andem pela cidade em carros híbridos! E só não aconselho as bicicletas porque à noite fica frio.



Unknown disse...

Os carros híbridos também poluem, pá.



hoppipolla disse...

Tenho pena de não andar por Lisboa, hoje...



Comentar: